3 dicas que vão ajudar a melhorar o engajamento do seu time

Por Jorge Fonseca, Coordenador de inteligência da Rede

05/06/20

Já parou para pensar como os impactos da pandemia estão afetando o desempenho das nossas equipes? Ou como podemos manter os membros engajados mesmo trabalhando à distância? 

 

De acordo com a pesquisa realizada pelo SEBRAE e divulgada pela CNN Brasil, mais de 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas devido a pandemia, e quando trazemos à realidade do MEJ percebemos o impacto que tudo isso causa no desempenho de diversas EJs que atendem nichos afetados por esta crise.

 

Em um ambiente de incertezas é natural que alguns membros percam um pouco sua motivação inicial e entregue menos do que poderia, sendo assim, cabe aos líderes das EJs promover um ambiente que potencialize os resultados e que gere a melhor versão de sua equipe e EJ.

 

Pensando nisso, separamos 3 dicas que podem ajudar a aumentar o engajamento do seu time!

 

 

1 - Conheça o seu time

 

Parece batido, mas um ponto que é muito essencial quando estamos falando em engajamento de time é conhecer sua equipe, saber verdadeiramente quem é cada pessoas, como se comunicam, quais suas forças e fraquezas e como podem estar contribuindo no alcance dos resultados da empresa.

 

Crie ritos para acompanhar de perto os resultados do seu time, como reuniões 1:1 semanais, fora isso, realize momentos informais junto a eles como chamadas de vídeo fora do horário de trabalho.

 

2 - Construa ritos e os faça cumprir

 

Dentro da gestão da rotina da EJ um ponto muito importante, principalmente nos tempos atuais, são os ritos de gestão que serão adotados na empresa para garantir que os processos rodem e que os membros estejam alinhados.

 

Ritos como reuniões 1:1 (one-on-one), também conhecidas como reuniões de pulso do líder e liderado, são muito importantes para garantir o acompanhamento dos resultados da sua equipe, além de melhorar o engajamento do time com feedbacks mais constantes. Confira esse conteúdo da Qulture Rocks sobre as 1:1 e veja como estruturar dentro da sua EJ.

 

Outros ritos de gestão para alinhar com os membros e reforçar são as reuniões de time e reuniões gerais com uma periodicidade maior enquanto estamos na quarenta, semanalmente ou quinzenalmente para garantir maior alinhamento de todos os membros e um bom fluxo de informação na EJ.

 

Outro rito muito importante que não deve ficar de lado é o de reconhecimento. Alinhe como serão comemoradas os resultados da empresa, não só os grandes, mas também as pequenas conquistas e os membros exemplos.

 

Para ajudar a fazer cumprir todos os ritos e acompanhar a estratégia, pode-se utilizar dos OKRs (Objectives and Key Results), aqui está um artigo da nossa parceira Endeavor que pode te ajudar a entender melhor essa metodologia.

 

3 - Reforce os valores da organização frequentemente

 

Os valores de uma organização são os guias da cultura que moldam os membros e tê-los constantemente reforçados garante que eles possam agir dentro da cultura da EJ. Reuniões temáticas sobre os valores, reconhecimentos durantes reuniões gerais, no instagram interno demais meios de comunicação da organização podem aproximar cada vez mais os membros dos valores.

 

Garantir que esses pontos sejam seguidos dentro da EJ já é um grande começo para que os membros tenham um engajamento maior, se você já faz algum desses pontos ou tem mais alguns em mente compartilha com a gente.

 

Foi tudo isso líderes, espero que consigam aplicar as dicas na sua realidade!

 

Conte com o Time RN

Compartilhe:

ÚLTIMOS POSTS

Imagem do post

3 dicas que vão ajudar a melhorar o engajamento do seu time

Por Jorge Fonseca, Coorde…

05/06/20

3 dicas que vão ajudar a melhorar o engajamento do seu time

Confira como gerar um ambiente favorável na EJs para que sua equipe possa ser a melhor versão

Imagem do post

Os 3 indicadores que irão alavancar a Gestão Financeira da …

Por Vinícius Rebouças, Co…

29/05/20

Os 3 indicadores que irão alavancar a Gestão Financeira da …

Saiba como utilizar essa poderosa ferramenta para impulsionar gestão financeira da sua EJ.

Imagem do post

4 passos essenciais para formar líderes que fazem

Por Yasmim Marques, Diret…

15/05/20

4 passos essenciais para formar líderes que fazem

Confira os passos indispensáveis quando falamos da formação de novas lideranças.

Imagem do post

Como os sistemas de gestão podem melhorar os processos de s…

Por Pedro Jorge, Vice-Pre…

08/05/20

Como os sistemas de gestão podem melhorar os processos de s…

Saiba mais sobre os sistemas de gestão e entenda como implementar-los na sua empresa.