Empresa Júnior: Tudo que você precisa saber - RN Júnior

Por Caio Lima, Coordenador de Comunicação

18/03/21

Empresa Júnior: Tudo que você precisa saber.

"Jovens empreendedores, comprometidos e capazes de transformar o Brasil" - Brasil Júnior

No Brasil, enfrentamos um dilema hoje que é a ideia de que o estudante ao sair da faculdade e ir para o mercado de trabalho, sofre com uma concorrência avassaladora, pois, a sua falta de experiência o coloca abaixo de outros candidatos.

Para suprir esse problema, o movimento empresa júnior surge como uma opção para garantir que o estudante tenha uma vivência empresarial, em um ambiente que ele irá se desenvolver em áreas como gerenciamento e execução de projetos, liderança, marketing, vendas e outras infinitas possibilidades.

Nesse texto, irei dizer que você precisa saber sobre empresa júnior.

 

O que é Empresa Júnior:

Uma empresa júnior é toda empresa sem fins lucrativos vinculada a um órgão de ensino superior, formada por única e exclusivamente estudantes, que vendem e realizam projetos da sua área de formação.

Vale ressaltar que o dinheiro arrecadado pelos empresários juniores é reinvestido em educação para os próprios membros da empresa, resultando em estudantes cada vez mais preparados para o mercado de trabalho.

Atualmente com quase 30 mil empresários juniores, o movimento empresa júnior é composto por jovens estudantes habilidosos, dispostos a se entregar pela causa e viver uma cultura empresarial.

 

História das Empresas Juniores:

Em 1967, um grupo de jovens franceses com o sentimento de que necessitavam de mais experiências práticas para adentrarem o mercado de trabalho, tiveram a ideia de fundar uma empresa formada exclusivamente por estudantes de seu curso, oferecendo serviços para o mercado.

Assim nasceu a Junior Enterprise, empresa parisiense e primeira empresa júnior no mundo.

No Brasil, o movimento só foi chegar 20 anos depois, em 1987, com a criação da EJFGV, empresa que está até hoje no mercado de trabalho

Já quando nos limitamos ao Rio Grande do Norte, a empresa júnior história da nossa rede é a ADM Consult, fundada em 1991 e uma das maiores referências no mercado potiguar.

 

Como funciona uma empresa júnior:

Cada empresa júnior possui um organograma diferente da outra, se adaptando para o seu próprio mercado e modelo de negócio.

Porém, na maioria das vezes ela é dividida em: 

Presidência, equipe responsável pelo relacionamento com stakeholders externos como parceiros, entidades, órgãos públicos e outras empresas. 

Vice-presidência, equipe que lida com a parte estratégica da empresa, traçando o planejamento estratégico com outras diretorias e fazendo acompanhamento de métricas. É responsável muitas vezes também pelo endomarketing e satisfação de todos os membros.

Comercial e Marketing, é como o nome sugere, a diretoria responsável pela atração, conversão e vendas. Normalmente utilizam do Outbound e Inbound Marketing como principais formas de aquisição de clientes.

Projetos, os que executam os serviços oferecidos e garantem que o cliente receba todo o combinado em contrato.

Como falei, existem empresas que essas diretorias podem variar, sofrer modificações nos nomes e ter outras funcionalidades. Mas geralmente são próximos dos pontos que elenquei.

 

Por que fazer parte de uma Empresa Júnior:

bone-de-empresa-junior

Acredito eu que já deixei bastante claro motivos suficientes para que você faça parte de uma empresa júnior, mas caso ainda não tenha te convencido, irei listar mais alguns motivos abaixo:

  1. Você terá a tão necessária experiência profissional que os recrutadores dos dias atuais tanto prezam;
  2. Se desenvolverá tanto na sua área de atuação, quanto em áreas complementares;
  3. Network com outros empresários juniores além de grandes nomes no mercado que enxergam o movimento com bons olhos;
  4. Algumas empresas parceiras do movimento como Sicoob e Stone oferecem processos seletivos exclusivos para empresários juniores;
  5. Terá a oportunidade de impactar na realidade do Brasil.

Proponho que você troque informações com alguém que faz parte do movimento e liste você mesmo os prós e contras de se fazer parte de uma empresa júnior.

 

Como criar uma Empresa Júnior:

Para criar uma empresa júnior, a RN Júnior possui dois programas que são o Caju e o Semear que são oferecidos para todo o Rio Grande do Norte e que possuem a finalidade de oferecer suporte às pessoas que possuam o interesse de fundar e federar uma empresa júnior.

Basicamente, o Caju funciona oferecendo uma trilha de capacitação contínua com certificações e auxílio na retirada de documentos necessários. 

Já o Semear são capacitações oferecidas pela RN Júnior, que envolvem vendas, marketing, cultura, precificação, execução de projetos e outras atividades que você e seu time irão precisar executar para fazer a empresa funcionar.

As certificações do Caju estão listadas abaixo:

Iniciativa júnior: 

Empresas que estão no processo inicial de abertura de CNPJ e os entregáveis burocráticos são o estatuto social, ata de fundação, relação de associados fundadores e relação de diretoria eleita.

Após a entrega de todos os documentos e as entregas solicitadas pela RN Júnior, a empresa é certificada como iniciativa júnior e para a próxima fase do Caju.

Empresa júnior aspirante:

Essa certificação é para aquelas empresas que são certificadas como iniciativas juniores e estão em um processo final de abertura de CNPJ.

Os entregáveis para essa etapa se tratam de apresentar contrato com um contador, certidão de fundação, ata de eleição e posse, FCPJ.

E assim como na etapa anterior, após a entrega de todos os documentos e os solicitados pela federação, a empresa será certificada como empresa júnior aspirante.

Empresa júnior federada:

Logo após ser certificada como aspirante, a última etapa do processo de certificação se dará para aquelas empresas que conseguiram o CNPJ e estão finalizando a regulamentação da empresa.

Nessa etapa, assim como nas anteriores, será exigido alguns entregáveis como declaração de termo de voluntariado, conta bancária ativa e um contrato assinado com cliente.

Após essas entregas e conclusão da jornada proposta pela federação, a empresa será certificada com empresa júnior federada e poderá integrar o movimento empresa júnior brasileiro.

Sentiu interesse em federar sua própria empresa júnior? Entre em contato conosco pelo e-mail comunicacao@rnjunior.org.br ou em uma de nossas redes sociais que iremos oferecer todo o suporte necessário.

 

Por que contratar uma Empresa Júnior:

empresarios-juniores-assistindo-uma-palestra

Antes de iniciar esse tópico, queria adiantar que temos um conteúdo muito legal escrito que trata sobre os motivos que você deve confiar em uma empresa júnior, vou deixar o link aqui.

Mas para ir te adiantando alguns motivos, eles incluem:

  1. Cultura de resultados;
  2. Maior custo-benefício;
  3. Auxílio de doutores da universidade;
  4. Paixão, garra e força de vontade;
  5. Customização em projetos.

Além disso, o empresário júnior é apaixonado por fazer a diferença no empreendedorismo brasileiro, sempre com a coragem de sonhar e a ousadia de agir.

 

Movimento Empresa Júnior(MEJ):

empresario-junior-palestrando

As empresas juniores compõem um ecossistema chamado de Movimento Empresa Júnior, ecossistema que possui a finalidade de oferecer vivência empresarial para todos que o compõem.

Segundo a Brasil Júnior, federação responsável pelo movimento no Brasil, a missão do MEJ é formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.

Desde 2010, o MEJ no Brasil já impactou mais de R$ 70.000.000,00 na economia brasileira e tende a aumentar cada vez mais, sempre com a preocupação de capacitar cada vez mais empresários juniores.

Para garantir que o movimento e as empresas sigam nos caminhos corretos, se faz necessário federações e núcleos que servem como ponto de apoio para o movimento empresa júnior brasileiro.

 

O que são as federações:

empresarios-juniores-juntos

Uma federação é um órgão também sem fins lucrativos que possui a finalidade de oferecer suporte e apoio direto às empresas juniores que compõem o estado pela qual a federação é responsável.

Um exemplo prático é a própria RN Júnior, federação do Rio Grande do Norte que hoje oferece suporte direto para 52 empresas juniores e mais de 1.000 jovens empreendedores.

Além do suporte, as federações também realizam eventos durante o ano com pautas de grandes nomes do mercado e momentos de interação entre empresas.

Para você ter uma noção, no ano de 2020 a RN Júnior contou com representantes da Netflix, Grupo Movile, Falconi, Rock Content, Ambev e outros que contribuíram com palestras e troca de conhecimento.

Outro ponto importante a se ressaltar é que acima de todas as federações existe a Brasil Júnior que é a federação brasileira de empresas juniores e responsável por oferecer o apoio necessário para as federações.

Isso tudo composto por estudantes e jovens empreendedores, legal né?

 

O que são os núcleos:

Os núcleos são bastante parecidos com as federações, mas seu raio de atuação é menor e mais direcionado para algumas cidades de cada estado.

Por termos hoje mais de 30mil empresários juniores ao redor do Brasil com objetivos, dificuldades e necessidades diferentes, algumas federações decidiram fragmentar sua atuação em núcleos que atendem mais direcionadamente algumas regiões do seu estado.

Um exemplo a se dar é o Núcleo Campinas que faz parte da FEJESP(federação de São Paulo) mas que é responsável apenas pelas cidades de Campinas, Limeira, Sorocaba, Piracicaba e cidades próximas.

Vale ressaltar que não são todas as federações que possuem núcleos, isso geralmente só acontece quando a quantidade de empresas e empresários passa a exceder a capacidade de suporte da federação.

 

O que é o Encontro Nacional de Empresas Juniores(ENEJ):

empresarios-juniores-comemorando

Maior evento brasileiro feito para os empresários juniores, o ENEJ é um encontro anual feito desde 1993 que conta com conteúdos de alta qualidade, network e experiências únicas.

Em 2020, o Rio Grande do Norte teve a oportunidade de sediar o ENEJ e ser palco para milhares de jovens interagirem e se mostrarem para o mercado de trabalho, além de ter contato com grandes players.

Para esse ano de 2021, ele continua no Nordeste, mas em Pernambuco, prometendo ser o maior de todos os tempos.

Porém, por estarmos em um momento de pandemia, os eventos estão acontecendo on-line e com ótimas pautas e produções.

 

Pronto, elenquei tudo que você precisa saber sobre uma empresa júnior, qualquer dúvida você pode nos acompanhar em nossas redes sociais e enviar uma mensagem no nosso e-mail, nossos membros terão um enorme prazer em te auxiliar.

Conte com o Time RN.

 

Compartilhe:

ÚLTIMOS POSTS

Imagem do post

As empresas juniores e as universidades empreendedoras. - R…

Por Caio Lima, Coordenado…

13/04/21

As empresas juniores e as universidades empreendedoras. - R…

Veja a opinião de um profissional da UFRN sobre as empresas juniores e universidades empreendedoras.

Imagem do post

Empresa Júnior: Tudo que você precisa saber - RN Júnior

Por Caio Lima, Coordenado…

18/03/21

Empresa Júnior: Tudo que você precisa saber - RN Júnior

Já ouviu falar sobre Empresa Júnior? Saiba mais desse grande movimento jovem brasileiro.

Imagem do post

Por que contratar uma empresa júnior? - RN Júnior

Por Caio Medeiros, Coorde…

10/03/21

Por que contratar uma empresa júnior? - RN Júnior

Está interessado em contratar uma empresa júnior? Esse conteúdo irá te convencer a assinar o contrat

Imagem do post

Engajamento do time: 3 dicas de como melhorar. - RN Júnior

Por Jorge Fonseca, Coorde…

05/06/20

Engajamento do time: 3 dicas de como melhorar. - RN Júnior

Confira como gerar um ambiente favorável na EJs para que sua equipe possa ser a melhor versão