O que você precisa saber para estruturar novos serviços e inovar

Pedro Godeiro, Coordenador de Desenvolvimento da Rede

24/04/20

Algumas das perguntas mais frequentes na mente de nossos empresários juniores frente à pandemia do novo Coronavírus tem sido: Como posso vender se não consigo executar o projeto remotamente? Como posso continuar entregando resultado diante disso?  É justamente sobre isso que vamos conversar hoje!

 

Muita Empresa Júnior (EJ) já possui um Modelo de Negócios bem definido. Esse por vezes, mesmo quando revisado, não sofre alterações tão significativas ao longo do tempo. O que pode gerar, em grande parte dos membros, a crença que todos os serviços que a empresa pode ofertar já estão contidos ali dentro. Mas, será que isso é verdade? 

 

É preciso esclarecer algo antes de prosseguir: quando falamos sobre serviços, é necessário manter em mente que sua empresa ainda não conquistou todo o potencial que ela pode alcançar. Ainda existe um grande espaço entre o que a sua EJ já vende e entre o que ela ainda pode vender.  

 

Agora é hora de explorar o leque de oportunidades ainda inexploradas pela sua empresa. Hora de procurar entender a mudança que o mercado sofreu e visualizar o problema de outro ângulo. Separamos esses 6 (seis) passos que vão te ajudar a começar a estruturar novos serviços e inovar.

 

1) Desenvolva o trabalho em interface

 

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Um dos primeiro passos para se estruturar um novo serviço é estabelecer de quem é a responsabilidade. É importante entender que um novo serviço não é apenas responsabilidade da Diretoria de Projetos. Na verdade, quando se trata da estruturação de um novo serviço, temos uma oportunidade de trabalhar interfaces dentro de nossa EJ. 

 

Para garantir a melhor estruturação de um novo projeto podemos usar de trabalhos em interface entre outras áreas com fatores vitais dentro da organização, como: Projetos, Comercial, Marketing, Presidência Executiva e/ou Administrativo-Financeiro. Falaremos mais sobre desenvolvimento de trabalho em interfaces a seguir.

 

2) Mapeie o seu mercado

 

O primeiro passo após estabelecer um trabalho em interface entre Comercial, Marketing e Presidência Executiva é mapear o mercado. Primeiro, analisar quais setores do mercado foram menos afetados com a mudança no cenário econômico. Logo em seguida, analisar que tipos de serviço não mudaram de demanda ou passaram a ser mais demandados, dentro do mercado da sua EJ. 

 

Note, no entanto, que esse também é um momento para ser criativo e inovar. Além de pensar nos mercados que a sua EJ já atua, você e seu time podem olhar e explorar os mercados disponíveis para atuação de um profissional da sua área.

 

3) Estruture bem o P&D do seu projeto

 

Com o mapeamento em mãos, é hora de estruturar o seu projeto. Nessa etapa serão definidos todos os passos que serão necessários para a entrega do seu produto. Isso vai desde construção do orçamento do que será utilizado no projeto até quanto de capital humano e tempo serão investidos para que esse seja um produto viável. 

 

Definir uma metodologia de gerenciamento de tarefas pode facilitar o acompanhamento desse processo. Para situações que necessitam de desenvolvimento ágil desse projeto, como a atual, recomendamos o uso do SCRUM. Para saber mais sobre esse framework basta acessar nosso toolkit de Gerenciamento Remoto de Projetos ou checar esse conteúdo incrível, da Desenvolvimento Ágil.

 

4) Precifique o seu projeto

 

Antes de começar a alimentar o seu funil e vender de fato o seu projeto, é preciso saber quanto valerá seu novo serviço. Lembra do trabalho em interfaces que falamos antes? Será um grande potencializador dessa etapa. 

 

Um alinhamento entre os responsáveis pela criação do serviço e administrativo-financeiro ajudará a entender de forma mais assertiva o valor do serviço que será prestado pela empresa.

 

Se quiser saber um pouco mais sobre como precificar o seu projeto, confere esse conteúdo, da Treasy.

 

5) Prepare o Comercial e o Marketing da sua empresa

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Seu serviço está quase pronto para o público. Mas antes você precisa definir junto com time de comercial e de marketing o seu processo de vendas. Para isso você deve pensar se a mesma lógica dos seus projetos antigos funciona para empreendimento ou se é necessário uma nova abordagem. Para saber mais sobre como estruturar o seu processo de vendas, da uma olhada nesse artigo da Resultados Digitais

 

Aliado a isso sua empresa pode usar de outra boa estratégia de inbound marketing. Isso vai contribuir para que além de prospectar os clientes de forma ativa com o seu novo serviço, você também atinja os clientes de forma passiva. 

 

Quer saber mais sobre isso?  A Resultados Digitais preparou  esse conteúdo incrível sobre como estruturar o seu inbound. Não esquece de checar.

 

6) Venda!

 

Antes de colocar a mão na massa para vender esse novo projeto, precisamos discutir sobre uma coisa. É preciso que vocês tenham consciência que não é necessário ter todos os detalhes 100% mapeados para começar a vender um novo projeto. 

 

A verdade é que quando você está desenvolvendo um novo projeto, esperar por um momento para vender o seu projeto apenas quando o sentimento de 100% de confiança que ele está perfeito para ser vendido, você corre o risco de nunca vender o seu projeto. Isso porque a confiança no seu projeto será desenvolvida durante a execução dele. A prática também traz resultado e aperfeiçoamento. É possível, portanto, vender um projeto e o aprimorar enquanto você executa o projeto. 

 

E agora, é hora de abastecer o seu funil de vendas, ligar para os seus leads e fechar uns contratos. Preparamos um material para você se readaptar e vender também no virtual. Você confere todas as dicas acessando o nosso toolkit!.


E é tudo isso, Onda Verde! Espero que esse conteúdo contribua para sua EJ explorar mais e inovar nos seus serviços. Conte com o Time RN.

 

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